Vacina contra o HPV. - Revista Galaxy

ÚLTIMOS POSTS

Post Top Ad

Responsive Ads Here

18 março 2014

Vacina contra o HPV.

Muitas de vocês já devem ter ouvido falar sobre a vacina contra o HPV e é sobre isso que viemos alertar vocês.


Para quem não sabe os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas e podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe, boca e o câncer do colo de útero é um dos cânceres que mais mata mulheres no Brasil.

A vacina é dada em três doses: você deve tomar uma dose, em dois meses tomar a segunda e em seis meses tomar a terceira. A vacina não oferece nenhum risco de contaminação.
* Houve uma campanha de lançamento da vacina contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos no sistema público de saúde.


O que é câncer do colo do útero?
É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem demorar muitos anos para se transformar em câncer.

As lesões precursoras ou o câncer em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, nem sempre nessa ordem. Nesses casos, a orientação é sempre procurar um posto de saúde para tirar as dúvidas, investigar os sinais ou sintomas e iniciar um tratamento, se for o caso.

Como ele é transmitido?
Principalmente por via sexual. O contágio se dá através do contato de pele com pele ou pele com mucosa.

Como as mulheres podem se prevenir do câncer do colo do útero?
Fazendo o exame preventivo (de Papanicolaou ou citopatológico), que pode detectar as lesões precursoras. Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas é possível prevenir a doença em 100% dos casos.


Tomem a vacina! É muito importante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here